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Estrutura Organizacional do RPPS

 

1. Presidência do Instituto

Descrição: Cargo máximo do RPPS, responsável pela gestão estratégica, tomada de decisões e representação institucional.

Competências:

  • Definir e implementar políticas de gestão previdenciária;
  • Representar o instituto perante órgãos de controle e segurados;
  • Assegurar o cumprimento das normas previdenciárias, contábeis e financeiras;
  • Aprovar planos, regulamentos e diretrizes do RPPS;
  • Supervisionar as atividades da Diretoria Executiva e demais áreas.

 

2. Diretoria Executiva

Descrição: Órgão responsável pela operacionalização das decisões estratégicas da Presidência.

Competências: 

  • Responsável pela elaboração de atas do conselho deliberativo;
  • Manutenção de cadastro de beneficiários aposentados e pensionistas, dos servidores efetivos e comissionados;
  • Elaboração e confecção da folha de pagamento de benefícios e salários;
  • Coprocuradora junto aos estabelecimentos bancários e financeiros;
  • Análise e encaminhamento de documentação de aposentadoria e pensões junto ao INSS e TCEPR inclusive para fins de compensação previdenciária (COMPREV)

 

3. Analista de Controle Interno

Descrição: Responsável por fiscalizar e monitorar os processos internos, garantindo conformidade e transparência.

Competências:

  • Controladoria Interna, avaliação e fiscalização do cumprimento de metas dos setores;
  • Realização de auditorias nas operações realizadas;
  • Verificação de consistência dos dados registrados;
  • Avaliar a execução orçamentária, financeira e contábil do RPPS;
  • Monitorar a aderência às norma vas previdenciárias e de governança pública;
  • Analisar riscos e sugerir medidas corre vas para garan r a integridade dos processos.

 

4. Procuradoria Jurídica

Descrição: Órgão responsável pela assessoria jurídica do RPPS, garan ndo conformidade legal e segurança ins tucional.

Competências:

  • Processamento de pedidos de aposentadoria e Pensão e encaminhamento ao TCEPR;
  • Análise do ponto de vista legal das licitações e contratos de prestação de serviços e convênios;
  • Elaboração das minutas de Decretos, Anteprojetos de Leis;
  • Assessoramento jurídico aos seus pares;
  • Defensoria jurídica da ins tuição perante órgãos de fiscalização e demandas judiciais entre outros de sua competência;
  • Emitir pareceres jurídicos sobre benefícios previdenciários e contratos;
  • Acompanhar processos administra vos e judiciais do RPPS;
  • Interpretar e aplicar a legislação previdenciária, administrativa e contábil;
  • Propor atualizações normativas e assessorar a Diretoria Executiva.

 

5. Contador

Descrição: Responsável pelo controle contábil e financeiro do RPPS, garantindo a transparência dos recursos previdenciários.

Competências:

  • Responsável por todo o processo contábil desde recebimento de documentos e lançamentos;
  • Elaboração e emissão de Balancetes e Balanços contábeis de relatórios gerenciais;
  • Elaborar e analisar demonstrações contábeis e financeiras;
  • Assegurar conformidade com normas de contabilidade pública e previdenciária;
  • Realizar prestações de contas aos órgãos de controle (Tribunal de Contas, Ministério da Previdência etc.);
  • Gerenciar o fluxo de caixa, investimentos e patrimônio do RPPS.

 

6. Auxiliar Administrativo

Descrição: Área responsável pelo suporte técnico e operacional do RPPS.

Competências:

  • Gerenciar processos administrativos, atendimento ao segurado e protocolo de documentos;
  • Manter registros previdenciários atualizados e organizados;
  • Apoiar a Diretoria Executiva e demais setores em demandas operacionais;
  • Administrar contratos, recursos materiais e logística interna.